segunda-feira, 19 de novembro de 2012

SSP coordena reunião com cônsules e detalhe planejamento da Operação Veraneio 2012/2013

Florianópolis (19.11.2012) - O secretário de Estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba, coordenou na manhã de hoje (19) reunião preparatória para a Operação Veraneio 2012/2013 com a participação dos cônsules dos países do Mercosul e da Europa com o propósito de detalhar as principais ações para a próxima temporada. O prefeito eleito César Souza Júnior e seu vice, João Amin, participaram do encontro e sugerir ampliar o trabalho de integração, principalmente com municípios do litoral. O encontro teve ainda a presença de lideranças empresariais, representantes da Santur, Exército, Marinha e Polícia Federal mais os comandos da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Detran.
Uma das novidades é a aplicação de multas por parte do Detran a turistas nacionais e estrangeiros que forem abordados em operações policiais . O projeto iniciará por Florianópolis e Balneário Camboriú. Os policiais receberão treinamento específico para trabalhar neste tipo de ação. . Num primeiro momento o Detran fará um trabalho de orientação aos turistas e na seqüência aplicará as multas. A forma de cobrança ainda não foi definida.
O secretário César Grubba lembrou que a Operação Veraneio é a maior operação policial executada em Santa Catarina. Na edição do ano passado, segundo Grubba, foram mobilizados 9.200 profissionais da segurança, aproximadamente 1.500  viaturas, quatro helicópteros, 88  embarcações e diversos outros meios e tecnologias. A aposta para a próxima temporada é ampliar os recursos e garantir, desta forma, mais segurança ao cidadão catarinense e àqueles que nos visitam nesta época do ano. “O governo irá irá utilizar todos todos os meios para garantir segurança durante o verão”, disse Grubba.
Sobre as ações criminosas ocorridas em Santa Catarina, o secretário não teme que seja motivo para afastar o turista. Ele voltou a elogiar a ação rápida e enérgica das forças policiais e acredita que o reforço nos efetivos trará mais tranquilidade à população.

Planejamento – O Corpo de Bombeiros Militar (CBM) irá utilizar um efetivo de 1,2 mil guarda vidas civis, 300 salva vidas militares e mais 400 bombeiros militares atuando em todo o litoral. A corporação estará presente em142 praias e balneários, o que representa 445,1 quilômetros de extensão de áreas protegidas.
Já a Polícia Militar terá o acréscimo de mais 250 policiais, além do efetivo que será deslocado do interior do Estado. Serão montadas 14 bases móveis em cidades do litoral e estâncias hidrominerais além de três ônibus que ficarão baseados em Florianópolis,. Balneário Camboriú e Chapecó.
A Polícia Civil vai atuar em 36 municípios litorâneos com um efetivo de aproximadamente mil policiais, entre delegados, agentes e escrivães . Na Capital a delegacia do turista receberá o reforço de policiais com fluência em inglês e espanhol. Para tanto foram capacitados longo do ano 120 policiais nos idiomas. Eles atuarão nas áreas de maior concentração de turistas estrangeiros.
Prefeito eleito participa da reunião
O prefeito eleito César Souza Junior elogiou a iniciativa da SSP e prometeu apoio ao trabalho da Segurança Pública. Disse que seu primeiro desafio será assumir a prefeitura na alta temporada. Ele sugeriu a criação de um gabinete de verão, com reuniões periódicas e ampliar o trabalho de integração com as prefeituras da região e o sistema de segurança pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário