sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Estado terá plano de políticas públicas sobre drogas

Florianópolis (23.11.2012) - O 1º Encontro Catarinense de Políticas Públicas sobre Drogas será realizado de 27 a 29 de novembro, em Florianópolis, e terá como resultado o Plano Catarinense de Políticas Públicas sobre Drogas. O Plano será baseado no trabalho intersetorial das instituições que participarão do encontro. O evento acontece no auditório do Hotel Oceania, no balneário dos Ingleses.
Entre os objetivos estão a criação de condições de trabalho entre os diversos órgãos governamentais para discussões e alinhamentos referentes às ações de enfrentamento às drogas; a promoção de reuniões e eventos periódicos para discussão de novas estratégias; a melhoria na qualidade de vida dos usuários e o fortalecimento dos vínculos familiares; além da inserção ou reinserção do usuário no mercado de trabalho e no contexto social.
Durante o evento cada grupo de trabalho vai sugerir três ações estratégicas e diretrizes para elaboração do plano. A ideia é partir do que cada instituição já tem e agregar novos projetos por meio de ações conjuntas para aprimorar o enfrentamento às drogas em Santa Catarina.
O secretário de Estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba, aposta numa ação permanente e integrada com os demais setores com propósito de reduzir os danos causados pelas drogas.  Segundo Grubba, as estatísticas criminais mostram que a questão das drogas representa, hoje, o estopim de uma série de crimes, com reflexo na área da segurança pública. O secretário destaca que programas como o Proerd (Programa Educacional de Resistência ás Drogas e à Violência), que  atuam na prevenção, “colaboram para disseminar uma cultura de paz e fortalecer os ideais das crianças e adolescentes em prol de uma sociedade mais justa e humana”. Até o final do ano mais de 1 milhão de crianças e adolescentes terão se formado no Proerd.
Já o secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), João José Cândido da Silva, ressaltou que este é um grande passo para que o Estado possa avançar em propostas de enfrentamento a este problema que afeta tantas famílias catarinenses. “A articulação é fundamental para que possamos acolher este usuário e garantir um tratamento digno”, disse. “Nossa atuação deve ocorrer em conjunto com as demais secretarias”, ressaltou.
Participam do encontro representantes das Secretarias de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), da Saúde, Educação, Justiça e Cidadania, Segurança Pública, Casa Civil , além do Conselho Estadual de Entorpecentes (Conen), Cruz Azul, Associação Catarinense de Comunidades Terapêuticas e Federação Catarinense de Comunidades Terapêuticas, Prefeitura de Florianópolis e Frente Parlamentar de Combate e Prevenção às Drogas da Assembleia Legislativa de SC (Alesc).
Na Assistência Social a atuação ocorre por meio dos 342 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e dos 86 Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) num trabalho de orientação e encaminhamento junto às famílias. Também existem cinco Centros de Referências Especializados para Atendimento da População em Situação de Rua (Centro POP).  “O uso, abuso e dependência química podem refletir na qualidade de vida das famílias porque, muitas vezes, dificulta as relações intrafamiliares e o aumento da ocorrência de situações de violência”, disse a Diretora de Assistência Social da SST, Simone Machado.
Cada Secretaria ou instituição que participa do 1º Encontro Catarinense de Políticas Públicas sobre Drogas tem ações diretas ou indiretas relacionadas à questão das drogas.
Serviço
O que: 1º Encontro Catarinense de Políticas Públicas sobre Drogas
Quando: de 27 (a partir das 19h) a 29 de novembro
Onde: Oceania Park Hotel, localizado na rua dos Mariscos 550, Ingleses  Florianópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário