terça-feira, 16 de outubro de 2012

SSP inaugura a nova DP de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso de Palhoça

Florianópolis (11.10.2012) – Em solenidade realizada no final da tarde desta quarta-feira, 10, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), por intermédio da Delegacia Geral da Polícia Civil, inaugurou a nova sede da Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (DPCAMI) de Palhoça. A instalação desta unidade especializada em Palhoça atende a uma  antiga reivindicação daquela comunidade. A nova DP será a 26ª unidade do gênero em funcionamento em Santa Catarina.
 Segundo levantamento organizado pela Delegacia Regional de Palhoça, cerca de 35% das ocorrências registradas na Delegacia da Comarca do município são referentes à violência sexual, doméstica, contra o idoso e infrações cometidas por adolescentes. Para a delegada Regional, Gisele Farias Jerônimo, com a instalação desta especializada  o número de denúncias nos casos de violência contra a mulher deve aumentar; “A procura aumenta, pois a presença da delegacia stimula as denúncias”, diz a policial.
Para o Delegado Geral da Polícia Civil, “ inauguração desta unidade significa, além de  um atendimento mais especializado, a garantia de um incremento bastante significativo não apenas na prestação de serviço, mas também na constatação dos resultados das investigações”, afirmou o Aldo Pinheiro D’Ávila.
O Secretário de Estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba, destacou em seu discurso que a inauguração da DPCAMI era uma solicitação da população de Palhoça desde 1994 e que, ano passado chegou a seu conhecimento, com participação direta da Deputada Estadual Dirce Hiderscheidt e do Desembargador Sérgio Heil, entre outros. “Hoje este sonho está se concretizando. Essa especializada vai possibilitar um atendimento mais ágil, mais humano, principalmente às mulheres vítimas de violência doméstica”, disse Grubba.
Grubba apontou números da estatística brasileira que mostram que 12 mulheres são assassinadas por dia no país e que 47 mulheres são vítimas de violência doméstica. “São números assustadores. Queremos dar as condições necessárias em Santa Catarina para que esse tipo de ocorrência possa diminuir o máximo possível, e que essas vítimas não sofram novamente com o mau atendimento, pela não resposta, pela falta de medida protetiva para a solução daquele conflito”, completou o secretário. Além disso, com a inauguração da DPCAMI, a Delegacia da Comarca de Palhoça poderá atuar de forma mais incisiva em outras ocorrências, uma vez que uma boa parte dos casos será encaminhada para a delegacia especializada.
A nova estrutura da DPCAMI de Palhoça está instalada na Rua Monza, 484, no Parque Residencial Pagani.  O prédio de dois pavimentos foi alugado pela prefeitura municipal, com base em convênio firmado com a SSP,   e tem uma área construída de 242,39m2.
Seu efetivo inicial será de 15 policiais civis – dois delegados, dois escrivães, 10 agentes e um psicólogo. Pelo acordo,  a prefeitura disponibilizará dois funcionários administrativos para atuarem no unidade. O convênio firmado entre as partes tem duração de cinco anos a contar de maio de 2012.
Estiveram presentes na solenidade o Secretário de Segurança Pública, César Augusto Grubba; o Delegado Geral, Aldo Pinheiro D’Ávila; o Sub Comandante da polícia Militar, Cel. Valdemir Cabral; o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar, Cel. Marcos Oliveira; o Coordenador Estadual da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Desembargador Sérgio Heil; a Deputada Estadual Dirce Hiderscheidt; representando o Prefeito de Palhoça, a Diretora Executiva da Faculdade Municipal de Palhoça, Mariah Terezinha Pereira; o Delegado Adjunto da Polícia Civil, Valério Alves de Brito; a Delegada Regional de Palhoça, Gisele de Faria Jerônimo; o Diretor de Polícia da Grande Florianópolis, Ilson da Silva; o Diretor da DEIC, Delegado Laurito Akira Sato; o Diretor da Acadepol, Marcos Ghizoni; o Diretor de Polícia do Litoral, Artur Nitz, Corregedor Geral da Polícia Civil, Jefferson De Paula; entre outros delegados e autoridades.
Serviço:
Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (DPCAMI) de Palhoça
Endereço: Rua Monza, 484, no Parque Residencial Pagani.
Fones: 48. 3286.5551
                  3286 7176
                  3286 4168
                  3286 4982

Nenhum comentário:

Postar um comentário