terça-feira, 16 de outubro de 2012

Secretarias da Segurança Pública e Educação se unem para combater violência nas escolas

Florianópolis (10.10.2012) - Em reunião na manhã desta quarta-feira, 10, os secretários de Estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba, e da Educação, Eduardo Deschamps, firmaram parceria para unir esforços e aumentar a segurança nas escolas da rede estadual. O Programa Escola Segura é assunto das pastas há algumas semanas e começa a ganhar forma.
Uma comissão, composta por profissionais das duas secretarias será formado para dar encaminhamento às ações. “O objetivo do programa é reduzir os custos do serviço de segurança nas escolas e aumentar a eficiência. Com essa parceria daremos um importante passo”, explica o diretor Financeiro da SED, Djalma Coutinho.
O programa prevê a instalação de câmeras de videomonitoramento no entorno das escolas, o monitoramento das imagens por profissionais capacitados, a conexão dos alarmes e das câmeras instaladas nas escolas com a central de monitoramento da Segurança Pública e a contratação de vigilantes para atuarem dentro das escolas.
O Projeto Bem te vi, da Secretaria de Estado da Segurança Pública, será integrado ao Programa Escola Segura e os 44 municípios contemplados com o projeto poderão ser atendidos nos próximos meses. “As escolas localizadas nas áreas centrais das cidades já estão sendo monitoradas e o objetivo é ampliar. Vamos monitorar também o pátio das escolas”, afirma o coordenador do Sistema de Videomonitoramento Urbano da Secretaria de Estado da Segurança Pública, coronel PM Vânio Luiz Dalmarco.
O próximo passo será a integração das equipes das secretarias, o levantamento de dados das escolas localizadas em área de risco, a identificação de equipamentos das escolas que já podem ser conectados às centrais de monitoramento e o detalhamento do que pode ser feito. “Para ambas as secretarias o mais importante é conseguir combater o tráfico de drogas no entorno das escolas e manter os alunos e professores seguros.”, finaliza o secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps.
Para o secretário de Estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba, uma das propostas a ser analisada é a utilização de servidores inativos para fazer o monitoramento das imagens geradas pelas centrais de videomonitoramento. “Iremos construir uma parceria para garantir mais segurança aos profissionais da educação e estudantes”, disse o titular da SSP.
Além dos secretários de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, da Segurança Pública, César Augusto Grubba, estiveram presentes na reunião as diretoras de Educação Básica da SED, Scheilla Marins, a de Infraestrutura da SED, Karen Lipp, e a de Planejamento e Avaliação da SSP, Reginete Panceri, o diretor Financeiro da SED, Djalma Coutinho, o gerente de Tecnologia e Inovação da SED, Francisco Hertwig, o coordenador do Sistema de Videomonitoramento Urbano da SSP, coronel Vânio Luiz Dalmarco, e o secretário adjunto da SSP, coronel Fernando Rodrigues de Menezes.
Projeto Bem te vi – O Projeto Bem te vi - Segurança por Videomonitoramento prevê investimentos de R$ 9 milhões para instalação dos novos equipamentos e reestruturação das centrais de monitoramento. Uma das novidades do sistema é que permitirá um trabalho com foco na investigação policial, uma vez que as imagens serão compartilhadas com as delegacias de polícia. Por meio de uma senha o delegado ou agente de polícia poderá acompanhar, em tempo real, e usar as imagens para investigação. As câmeras flagram principalmente delitos contra o patrimônio, consumo de drogas e auxiliam a polícia na identificação de pessoas suspeitas. Para o tenente- coronel Vânio Luiz Dalmarco, coordenador do Sistema de Videomonitoramento Urbano da SSP, além de aumentar a sensação de segurança na região monitorada, os equipamentos contribuem para inibir a ação de criminosos.
Até o final do ano a previsão é de que 54 cidades tenham o sistema de videomonitoramento com a instalação de 1,4 mil câmeras de vigilância em todo o Estado. Hoje o sistema está em operação em 44 municípios. Hoje em SC são 950 câmeras de vigilância em funcionamento e a previsão é de que até o final deste ano estejam operando 1,4 mil câmeras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário