quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Recomposição dos efetivos policiais é uma realidade, diz Grubba na formatura de 98 policiais civis

Florianópolis (31.10.2012) - A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) realizou na manhã de hoje (31) a formatura de mais 98 policiais civis que concluíram o Curso de Formação Profissional da Academia da Polícia Civil (Acadepol). Esta é a segunda turma remanescente do concurso de 2010.A primeira turma se formou em 31 de julho deste ano, quando tomaram posse 324 policiais civis. Ainda faltam tomar posse 35 policiais - 31 Agentes, 3 Escrivães e um Psicólogo -  que deve acontecer em 5 fevereiro de 2013.
A cerimônia aconteceu no auditório Mário Moretto, da Acadepol, com a presença do Vice-Governador Eduardo Pinho Moreira, em exercício; Secretário de Estado da Segurança Pública, Cesar Augusto Grubba; Delegado Geral, Aldo Pinheiro Dávila Delegado Marcos Flávio Ghizoni, diretor da Acadepol, diretores e convidados.

Em seu discurso, o secretário destacou que a recomposição dos quadros funcionais nos órgãos da Segurança Pública não é apenas discurso, vontade ou prognóstico. E lembrou que desde 2011 cerca de 3 mil novos profissionais da Segurança Pública, entre policiais militares, civis, Bombeiros Militares, servidores do Instituto Geral de Perícias e agentes administrativos do Detran foram nomeados.

Trata-se efetivamente de prioridade essencial, que absorvemos como medida de urgência, e que vem sendo tratada com resposanbildiade, no âmbito de todas as instituições que integram o sistema de Segurança Pública de Santa Catarina.

Durante a cerimônia os formandos receberam um kit de proteção individual formado por uma pistola.40, um par de algemas e um colete balístico. Os equipamentos foram entregue ao agente de polícia Guilherme Augusto Gomes que representou os demais policiais.

A distribuição dos policiais seguirá critérios técnicos, como demanda de procedimentos, efetivo policial de cada região, população da cidade e percentual de produtividade (considerados número de policiais, número de procedimentos instaurados e número de Boletins de Ocorrências registrados). Hoje o quadro da Polícia Civil atua com aproximadamente 58% do efetivo estabelecido em Lei (5.997 vagas). São 3.507 policiais civis (2.447 Agentes, 422 Delegados, 586 Escrivães e 52 Psicólogos), incluindo os formandos de outubro e os que se formarão em fevereiro.

No encerramento da cerimônia Grubba falou sobre o Pacto pela Segurança Pública, lançado na semana passada e que prevê investimentos na ordem de R$ 265 milhões. Segundo ele, o programa foi projetado para a solução de alguns gargalos na área da segurança pública, como novas instalações físicas, redução das despesas com aluguéis, renovação da frota e ampliação do sistema de videomonitoramento.
Em sua mensagem final o secretário agradeceu o apoio permanente do governador Raimundo Colombo, do vice Eduardo Pinho Moreira ressaltou a importância dos projetos colocados em prática e aqueles em vias de execução. “Muito já foi feito. E muito mais será feito. Dos desafios da segurança pública cuidamos nós, gestores e administradores. Quanto a combater o crime, vencer a violência e prover a paz, cuidam os senhores e senhoras, agora nomeados e compromissados com os valorosos integrantes da Polícia Civil de Santa Catarina”, concluiu Grubba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário