quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Aniversário do CBMSC: Governador assina projeto de Lei Complementar que fixa efetivo da corporação

Florianópolis (26/09/2012) - No dia do aniversário de 86 anos do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, o governador Raimundo Colombo assinou o projeto de Lei Complementar de Fixação de Efetivo do CBMSC, que será encaminhado à Assembleia Legislativa para votação. O texto estabelece outros critérios de ascensão na carreira, amplia o número de vagas internas e prevê incentivos para os militares obterem promoção de postos e graduações. A cerimônia foi realizada nesta quarta-feira, 26, no Centro de Ensino Bombeiro Militar, em Florianópolis.
O projeto de lei aumenta o efetivo do Corpo de Bombeiros Militar em 605 novas vagas em todos os postos e graduações. O número de praças e de oficiais que hoje é de 3211 passa para 3816. “Isso representa um dinamismo interno muito grande. Nós estamos aumentando a rapidez em relação às promoções, de tal forma, que vai valorizar e estabelecer um nível de igualdade com as outras corporações. Que o CBMSC possa continuar assim, forte, preparado e querido pelo povo de Santa Catarina”, disse o governador Raimundo Colombo.
O Coronel BM Marcos de Oliveira, comandante-geral do CBMSC, explicou que dentre as justificativas apresentadas ao Governo para o aumento do efetivo está o crescimento exponencial da corporação desde a sua emancipação em 2003. O número de batalhões passou de três para 12, mais o Batalhão de Operações Aéreas. O serviço também foi diversificado, exigindo uma remodelagem na carreira dos comandantes e combatentes. “Nessa data comemorativa, não podíamos ter um presente melhor. Certamente é a motivação que precisava para os bombeiros trabalharem ainda mais e melhor”, afirmou.
Na solenidade, também foi assinado um documento em que a Secretaria do Patrimônio da União cede para o Governo do Estado um terreno localizado no aterro da Baía Sul, de 20,4 mil metros quadrados, para a construção da sede do Batalhão das operações Área (BOA) do CBMSC.

O secretário de Estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba disse que os atos demonstram o reconhecimento do Governo do Estado pelo trabalho que vem sendo desenvolvido pelos bombeiros. “Avançamos nestes últimos anos, mas ainda temos muitos desafios. Investimos na capacitação das corporações, na inovação tecnológica e na prevenção, para garantir um atendimento cada vez melhor à população”.
O CBMSC e a secretaria de Estado da Saúde assinaram ainda o termo de Cooperação Técnica, para o serviço conjunto entre as instituições. A ação proporciona, por meio das atividades aéreas, o suporte avançado de vida no ambiente pré-hospitalar, pelo trabalho integrado das equipes do Batalhão de Operações Aéreas e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Até o mês de setembro deste ano, o serviço compartilhado resultou no atendimento de 1826 ocorrências, envolvendo 1650 pacientes.
A programação do aniversário segue por todo o estado, com destaque para a blitz educativa de extintores veiculares hoje à tarde na Beira Mar Norte em Florianópolis, a inauguração da Sede Social e Revitalização do 3° Batalhão Bombeiro Militar em Blumenau amanhã (27/09), finalizando na sexta-feira (28/09) com o Torneio de Integração de Futebol Suíço em São José, o Projeto Educativo “Aprenda a não se queimar” nas escolas municipais e estaduais de Florianópolis, a Inauguração da Galeria dos Ex-Comandantes no Comando-Geral e a Missa na TV, transmitida pela Band TV.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário