segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Santa Catarina recebe reforço de mais 324 Policiais Civis

Florianópolis (06.08.2012)- Dentro de no máximo 15 dias Santa Catarina receberá reforço de mais 324 Policiais Civis. Este é o prazo para que os Delegados, Escrivães, Agentes e Psicólogos Policiais, que concluíram o curso de formação profissional na Academia da Polícia Civil (Acadepol), se apresentem nas diversas Delegacias de Polícia do Estado. A solenidade de formatura aconteceu na noite desta terça-feira 31, no Teatro Pedro Ivo Campos na Capital, com a presença do Governador Raimundo Colombo, Secretário de Estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba, Delegado Geral da Polícia Civil, Aldo Pinheiro D’Ávila, Diretor da Acadepol, Marcos Flavio Ghizoni, autoridades regionais e convidados.
Em discurso, Colombo felicitou os novos policiais civis que se formaram e disse que com o ingresso destes novos profissionais o Estado torna-se um lugar ainda mais seguro para se viver. “Apesar de comemorarmos índices positivos na Segurança Pública, com baixos números de criminalidade, quando comparado a outros Estados Brasileiros, ainda há muito trabalho a ser feito. Tornar Santa Catarina um lugar ainda melhor para se viver é o desafio destes profissionais que hoje aqui se formam”, disse o Governador.
Até o final do ano, o efetivo de Policiais Civis será incrementado em no mínimo, 400 profissionais. Isso porque além dos 324 que se formaram nesta terça-feira, outros 94 policiais civis continuam seguindo o curso de formação profissional na Acadepol- Academia da Polícia Civil, em Canasvieiras, na Capital. Com a conclusão da carga horária das aulas práticas e teóricas, prevista para o final do mês de outubro, estes profissionais também serão integrados ao quadro de efetivo policial e passarão a atuar nas Delegacias do Estado.

Para o secretário Cesar Augusto Grubba, o reforço de efetivo Policial é uma das prioridades de sua administração. “Com a aquisição de mil novas pistolas, 2 mil coletes balísticos, mais de mil viaturas e 1.250 computadores estamos proporcionando melhores condições de trabalho aos policiais civis. Mas, a melhoria de efetivo profissional também continua sendo nosso foco de ação”. Com a inclusão dos mais de 400 Policiais Civis até o final de outubro, a Polícia Civil terá um incremento de 12% no seu efetivo total.
 O secretário entende que o momento é de agregar valor e volume ao que tem sido feito cotidianamente nas delegacias de polícia de Santa Catarina. “Não sejamos iludidos perlos números e peças comparações. Embora sejamos detentores da menor taxa de homicídio no Brasil, é importante que tenhamos a consciência de que há muitos problemas para enfrentar e resolver”, destacou Grubba em sua fala.
 Já o Delegado Geral de Polícia Civil, Aldo Pinheiro D’Ávila, disse que a abertura de vagas para a lotação dos novos policiais civis obedeceu a critérios técnicos, como o número de efetivo já existente e a demanda de procedimentos em cada Delegacia Regional de Polícia. O levantamento estatístico foi feito visando igualdade e justiça na distribuição do efetivo nas Delegacias do Estado. Ao felicitar os formandos, D’Ávila falou da importância da dedicação integral dos novos policiais à profissão que escolheram. “O Policial Civil é antes de tudo um Servidor Público e como tal, todo o esforço de seu trabalho deve estar voltado para garantir bem estar e segurança à coletividade.”

Durante a solenidade, o Diretor da Acadepol, Marcos Flavio Ghizoni, lembrou que esta foi a maior Academia da história da Polícia Civil, em número de policiais em curso de formação. “O ensino de todas as disciplinas e aulas práticas e teóricas de maneira igualitária a todos os mais de 400 alunos, distribuídos em 11 turmas, requereu mais do que uma logística na distribuição de professores e salas. Isso somente foi possível graças ao empenho e à dedicação de todo o quadro de profissionais que atuam na Acadepol.”
O curso para formação desta primeira turma de Policiais Civis do ano começou em março e terminou nesta segunda-feira, 30 de julho. A maior carga horária está na formação dos Delegados, são 932 horas de aulas práticas e teóricas. Para os Agentes de Polícia o curso de formação profissional teve 894 horas aulas, 882 horas para os Escrivães e 782 horas de aulas para a formação de Psicólogos Policiais.
Dentre os 324 Policiais Civis que se formaram estão: 209 Agentes de Polícia, 65 Escrivães, 23 Delegados e 27 Psicólogos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário