quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Delegacia Eletrônica completa 10 anos com mais de 160 mil ocorrências registradas

Delegacia Eletrônica completa 10 anos com mais de 160 mil ocorrências

Florianópolis (09/8/2012) - Desde 2002, a população catarinense pode contar com uma ferramenta a mais de segurança: a Delegacia Eletrônica. Trata-se de um sistema de autoatendimento online e inovador, no qual a própria pessoa faz o registro direto de sua casa. Santa Catarina foi um dos primeiros estados a implantar a Delegacia Eletrônica e hoje, com 10 anos de funcionamento, já registrou mais de 160 mil ocorrências. Segundo o delegado Antônio Alexandre Kale, diretor de Inteligência da Polícia Civil, a Delegacia Eletrônica foi criada para facilitar o acesso aos serviços disponibilizados pela Polícia por meio da internet.

Para realizar o registro, o usuário entra no site da Polícia Civil (www.pc.sc.gov.br) e define qual o tipo da ocorrência. Em seguida, preenche as informações pessoais do comunicante, relaciona os objetos e faz um relatório sobre o ocorrido. Após, recebe o número de protocolo, que também é enviado ao e-mail do usuário, e aguarda a revisão. O boletim vai para a Central de Informações de Ocorrências Policiais (Ciopol), que faz a triagem e homologa ou cancela o registro. O secretário da Segurança Pública,César Augusto Grubba, afirma que as ocorrências de menor potencial podem e devem ser registradas via internet. “Ás vezes no corre-corre do cotidiano o cidadão não pode se deslocar até uma unidade policial civil.”

No primeiro ano da Delegacia Eletrônica, foram registradas 45 denúncias anônimas. Como o levantamento desses dados é realizado no final de cada ano, o último registro, em 2011, aponta que esse número passou para mais de 6 mil ocorrências. “Antes da criação da Delegacia Eletrônica, em caso de perda ou extravio de documentos, o cidadão tinha, necessariamente, que ir a uma delegacia para registrar a perda. Agora, basta acessar a internet, o que é cômodo, fácil e rápido”, comentou o delegado Kale.

Pode-se utilizar a Delegacia Eletrônica nas seguintes situações: denúncias (incluindo as anônimas), perdas de objetos ou documentos, ameaças, furtos de celulares e danos que ocorreram por causas naturais. O último item foi incluído em setembro de 2011 devido às fortes chuvas no Estado que causaram prejuízos. No restante dos casos, os boletins de ocorrência continuam sendo feitos pelos policiais civis nas sedes das delegacias de Polícia do Estado. Conforme o secretário de Segurança Pública, César Augusto Grubba, foi solicitado ao delegado-geral da Polícia Civil, Aldo Pinheiro D’Ávila, que inicie estudos de forma a ampliar o atendimento via Delegacia Eletrônica.


Veja na tabela a seguir a evolução no uso da Delegacia Eletrônica, desde sua criação, em 2002, até o ano de 2011:

  1. Tabela com o número anual de boletins registrados pela Delegacia Eletrônica :
TIPO
2002
2003
2004
2005
2006
2007
2008
2009
2010
2011
TOTAL
Denúncia Anônima
45
79
198
266
344
810
1297
1583
3531
6681
14834
Denúncia
42
88
107
118
262
419
625
1002
1424
2130
6217
Perda de Objetos
231
210
179
296
499
951
1454
2098
4151
5882
15951
Perda de Documentos
1508
2162
1166
2182
3558
6666
12017
18156
23813
35531
106759
Furto de Celular


47
353
525
871
1326
2023
2172
2824
10141
Ameaça


27
113
197
409
749
1134
1617
2989
7235
Danos por causas naturais









1315
1315
TOTAL
1826
2539
1724
3328
5385
10126
17468
25996
36708
57352
162452
Fonte: Dados da Delegacia Eletrônica
 

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