terça-feira, 14 de agosto de 2012

Bombinhas recebe 15 câmeras de videomonitoramento do programa Bem-Te-Vi da Secretaria de Segurança Pública.


Bombinhas (14.08.2012) - Na manhã desta terça-feira (14) uma solenidade na sede da Polícia Militar do município marcou o início da operação de 15 câmeras de videomonitoramento do programa Bem-Te-Vi – Segurança por Videomonitoramento da Secretaria de Segurança Pública. O objetivo da implantação dos equipamentos é atuar na prevenção, repressão e investigação dos delitos criminais, especialmente durante a temporada de verão quando há períodos em que a população de Bombinhas chega a ser dez vezes maior.
De acordo com o Secretário de Segurança Pública, Cesar Augusto Grubba, a novidade em Bombinhas é a implantação de um sistema de wireless nos pontos onde as câmeras estão instaladas. Graças a este sistema, os Policiais Militares terão acesso à internet, num raio de 140 metros, e poderão movimentar as câmeras dos tablets das viaturas.

- Estamos agregando essa tecnologia ao sistema de videomonitoramento. Estatísticas mostram uma redução criminal em áreas monitoradas, disse Grubba.

O secretário destacou também os projetos de reposição do efetivo para as Polícias Civil e Militar, Bombeiros e Instituto Geral de Perícias e a melhoria das condições de trabalho para estes profissionais. “Estamos investindo na aquisição de novas viaturas, armamentos, computadores e reformas das instalações de Delegacias de Polícia. Assim que concluem o processo de formação, por exemplo, tanto os Policiais Militares, como os Civis, também recebem armamento de última geração e coletes balísticos, proporcionando a todos mais segurança”, informou Grubba.
Para o Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Nazareno Marcineiro, o sistema implantado em Bombinhas proporciona aos policiais que atuam no município uma considerável ampliação na capacidade de vigilância e observação. “Enquanto está fazendo o monitoramento ostensivo numa determinada localidade, com o uso do tablet para operacionalizar  e movimentar as câmeras via internet, o Policial Militar pode observar vários locais ao mesmo tempo”, disse Nazareno.
Na opinião do Delegado Geral, a implantação das câmeras em pontos estratégicos das cidades, além de contribuir com a diminuição da criminalidade, também têm auxiliado nos trabalhos que acontecem após o crime, área de atuação da Polícia Civil. “Estamos observando mais agilidade e praticidade na elucidação de crimes importantes, nas cidades em que a Polícia Civil já dispõe do link para acesso direto às imagens das câmeras.”, disse Aldo.
Em Bombinhas a Polícia Civil já tem atuado na investigação de crimes através das imagens das câmeras de videomonitoramento. “Agora estamos ampliando as instalações da Delegacia com a criação de uma sala para investigações onde também ficarão os monitores com as imagens captadas pelas câmeras”, disse o Delegado de Comarca Luiz Carlos Hauffe.
Na tarde de hoje, a próxima cidade a ser beneficiada com a instalação dos equipamentos será Itapema. A solenidade está marcada para às 14h na seda da Polícia Militar daquela cidade.
A intenção da Secretaria de Segurança Pública é implantar o programa Bem-Te-Vi em 54 municípios catarinenses. Hoje o sistema funciona em 36 cidades de Santa Catarina com 824 câmeras de vigilância em operação e outras 440 para serem ativadas até o final deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário