segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Agentes temporários bilíngües trabalharão nas centrais de emergência e bases operacionais móveis

Florianópolis (06.01.2011) – Agentes temporários bilíngües, com domínio nos idiomas espanhol e inglês, começam trabalhar nas centrais regionais de emergência e bases operacionais móveis da Polícia Militar, doadas pelo programa Forçatur.

O projeto é mais uma parceria entre as secretarias de Estado da Segurança Pública e Cultura, Esporte Turismo.
 Nesta primeira fase foram contratados 40 agentes bilíngües. Nas centrais de emergência eles trabalharão no atendimento às ligações feitas para os números 190 (Polícia Militar) e 193 (Corpo de Bombeiros), apoiando os operadores, enquanto que nas bases operacionais, além de auxiliar os policiais na tradução das conversas com turistas estrangeiros, os agentes também vão prestar informações turísticas. O contrato de trabalho vai até 5 de março e o salário gira em torno de R$ 1,3 mil.
 Nesta segunda-feira, 9 de janeiro, a partir das 10 horas, as autoridades de Segurança e Turismo irão conhecer o funcionamento do sistema na base móvel instalada na Avenida Beira Mar Norte. Estarão presentes os secretários César Augusto Grubba (Segurança Pública) e César Souza Júnior (Cultura, Esporte e Turismo).
 Para o secretário Grubba, o sistema de atendimento bilíngüe é mais uma opção que o governo disponibiliza para melhorar a qualidade de informação repassada aos turistas estrangeiros. “A ideia é oferecer mais segurança e comodidade ao turista estrangeiro, que muitas vezes não liga para o serviço emergencial por dificuldades com o idioma”, explica o secretário, que também aposta em mais uma ação integrada entre a Segurança Pública e o Turismo em Santa Catarina.
 Todo o processo de recrutamento, treinamento e fiscalização dos 40 agentes bilíngües foi feito pela Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese), da Universidade Federal de Santa Catarina. Eles trabalharão nas centrais regionais de emergência de Florianópolis e Balneário Camboriú. Já nas bases móveis o serviço funcionará nas cidades de Florianópolis, Palhoça, Biguaçu, Navegantes, Laguna, Imbituba, Balneário Camboriú e São Francisco do Sul.
 Números da Central Regional de Emergência de Florianópolis revelam que, por mês, são atendidas mais de 100 mil ligações através dos telefones 190 (Polícia Militar) e 193 (Corpo de Bombeiros). Em Balneário Camboriú a média mensal de atendimento é de 69 mil ligações.


Nenhum comentário:

Postar um comentário