quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

SSP apresenta novo sistema de monitoramento nas pontes

Florianópolis (14/12/2011) - A Secretaria da Segurança Pública (SSP) apresenta, nesta quinta-feira (15), o sistema pioneiro de câmeras inteligentes que será instalado nas cabeceiras das pontes Colombo Machado Salles e Pedro Ivo Campos, em Florianópolis. Os equipamentos foram adquiridos com recursos do programa Forçatur, parceria feita entre as secretarias de Estado da Segurança Pública e Turismo, Esporte e Cultura. 

A apresentação oficial ao governador Raimundo Colombo acontece ao meio dia, na central de monitoramento construída em uma das torres da cabeceira da ponte Pedro Ivo Campos, lado continental.
O novo sistema, construído com software de reconhecimento de placas, permite que logo que fotografada a placa de um veículo que entra na Ilha, esta imagem seja transferida para uma central de monitoramento e imediatamente checada em um banco de dados do sistema nacional de registro de veículos. “Esta tecnologia garante rapidez na informação se o veículo é produto de furto, roubo ou possui alguma restrição judicial. Neste caso o veículo é abordado pela Polícia Militar resultando em um processo de fiscalização mais eficaz”, explica o secretário César Augusto Grubba, da Segurança Pública.
No total serão instalados cinco pontos de monitoramento das pistas – duas na extensão das pontes e três para monitoramento das passarelas, e mais oito pontos para leitura das placas de veículos. Dados do Deinfra (Departamento Estadual de Infraestrutura) revelam que trafegam pelas duas pontes, por dia, cerca de 178 mil veículos. Com o novo sistema será possível detectar a entrada de veículos suspeitos na Ilha de Santa Catarina. São José ganha Central de Videomonitoramento 

São José ganha nesta quinta-feira, 15, a nova central de videomonitoramento. A solenidade acontece às 9 horas. A central está instalada junto à base operacional da Polícia Militar, próximo ao Shopping Center Itaguaçu. (rua Gerôncio Thives, próximo ao Shopping Center Itaguaçu). 

A nova central funcionará com 39 câmeras, das quais 21 já estão operando. A Central de Videomonitoramento de São José foi construído em sistema de parceria entre o governo e a prefeitura municipal de São José. A administração do shopping também participou na construção da Base Operacional da Polícia Militar, onde funcionará a central de monitoramento. 

Foto: Bruna Andrett/SSP




Nenhum comentário:

Postar um comentário