terça-feira, 8 de novembro de 2011

SSP assina contrato com a Gerdau e pretende arrecadar R$ 1,7 millhão com a venda de material ferroso

Florianópolis (17/10/2011) – O Governo do Estado, através da Secretaria da Segurança Pública, (SSP), assinou na manhã desta terça-feira (8) contrato com a empresa Gerdau, maior recicladora da América Latina, para a coleta de material ferroso que hoje está distribuído em pátios utilizados para abrigar veículos retirados de circulação pela fiscalização de trânsito.

A previsão é de recolher 15 mil veículos - o equivalente a 10 mil toneladas de ferro - e de arrecadar cerca de R$ 1,7 milhão com os produtos. Os recursos serão depositados no Fundo de Melhoria da Segurança Pública para investimentos no setor. A Gerdau venceu a licitação, realizada em outubro, e por um período de um ano, irá recolher todo o material ferroso e reciclável. De acordo com números das SSP, o Estado tem hoje cerca de 35 mil veículos apreendidos e em pátios e unidades policiais.

Para o secretário César Augusto Grubba, da Segurança Pública, a assinatura do contrato, além de atender ao Código Brasileiro de Brasileiro, vem ao encontro da Política Nacional de Resíduos Sólidos. “Esta iniciativa permite que se faça, não só gerenciamento de resíduos sólidos, como a reutilização, reciclagem e o aproveitamento energético de modo a evitar danos ao meio ambiente”, disse o secretário.

Grubba também falou sobre as ações que estão sendo desenvolvidas na busca de por soluções definitivas e de modernização para evitar o grande acúmulo de veículos depositados nos pátios em todo o Estado. Entre as medidas adotadas está a criação de comissões regionais permanentes de leilões, com o objetivo de garantir eficiência, economia, e mais celeridade na venda de material ferroso, e uma ferramenta de remoção e leilão de veículos dentro do sistema Detranet que está sendo executada pelo Ciasc.

O material a ser comercializada foi dividido em dois tipos de sucata. No tipo 1 estão as carcaças queimadas ou corroídas pela ferrugem, peças e partes de veículos inservíveis. Já no tipo 2 fazem parte os veículos irrecuperáveis ou sem identificação. O contrato prevê, ainda, que o material seja coletado de de 60 em 60 dias obedecendo a planilha preparada pela Comissão de Leilão da SSP. A primeira coleta de sucatas do Complexo Administrativo da SSP, em São José, será no dia 13 de dezembro.

A Gerdau pagará valores que variam de 0,12 a 0,19 centavos, de acordo com o que prevê a licitação. A empresa também observará todas as normas de saúde, ambiental e de segurança. Além da compra do material ferroso, a Gerdau assume o compromisso e a responsabilidade pela descontaminação (retirada de óleo e combustível), desmontagem, reciclagem, trituração e destinação final dos resídios. A empresa também instalará contêineres ecológicos para a retenção dos fluídos e, desta forma, evitar qualquer tipo de contaminação.

Para o secretário-Adjunto da SSP, Coronel PM Fernando Rodrigues de Menezes, e coordenador da comissão de gerenciamento do complexo administrativo da SSP, a assinatura do contrato repreesenta, “além da possibilidade de esvaziar e organizar os pátios, a garantia de um destino final ecologicamente correto de todo este material”, disse Menezes.


Fpolis, 08/11/2011








Nenhum comentário:

Postar um comentário