quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Secretário César Grubba participa da abertura do Encontro Estadual que discute políticas públicas sobre drogas eas comunidades terapêuticas em SC

Florianópolis (04/08/2011) - O secretário da Segurança Pública, César Grubba, participou na noite de quarta-feira (3) da solenidade de abertura do XVIII Encontro Estadual de Conselhos Municipais Sobre Drogas e Comunidades Terapêuticas. O evento, que vai até essa sexta-feira, dia 5, discute as políticas públicas sobre drogas no Brasil e o trabalho das comunidades terapêuticas no tratamento aos dependentes químicos. O encontro acontece no Cine Itália, na Avenida Central, nº 335, em Balneário Camboriú.
Para o advogado Jairo Brincas, coordenador geral do XVIII Encontro Estadual e presidente do Conselho Estadual de Entorpecentes, em exercício, as autoridades públicas precisam tratar a questão da prevenção ao uso e abuso de drogas com mais conseqüência. Ele sugere a implantação de um fundo especial de políticas públicas sobre drogas e a criação de uma secretaria de Estado que trate da questão, em busca de parcerias e recursos.

O secretário César Grubba apresentou a estatística criminal do primeiro semestre de 2011, que mostra que 90% dos assassinatos têm relação ao tráfico e consumo de drogas. “Trata-se de uma questão preocupante e que, somente com a união de esforços, será possível buscar alternativas de prevenção e diminuição do consumo de entorpecentes”.

O encontro termina nesta sexta-feira, 5, com as palestras do psiquiatra Aristeu Vieira Stadler, que abordará as políticas públicas de atenção ao alcoolista e usuários de outras drogas. À tarde será a fez de Manoel Teles de Menezes, coordenador Geral de Projetos da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas. O evento encerra com um culto ecumênico.

Divulgação/SSP

Nenhum comentário:

Postar um comentário