terça-feira, 2 de agosto de 2011

Força Tur - Parcerias entre secretarias de Turismo e SSP garante investimentos de R$ 7,5 milhões

Florianópolis (02/08/2011) – As secretarias de Estado de Turismo, Cultura e Esporte e da Segurança Pública, por meio da Polícia Militar, apresentaram na tarde de hoje (2) o projeto Força Tur, que consiste na aquisição de equipamentos e sistemas de informação, no valor global de R$ 7,5 milhões. Para o secretário César Grubba, da Segurança Pública, parcerias como esta representam um marco histórico para Santa Catarina. “Pela primeira fez o Estado, através das áreas de Turismo e Segurança Pública, investe num programa que permitirá trabalhar a prevenção e melhorar os índices de resolução de crimes”.
Ainda segundo César Grubba, Santa Catarina é o Estado mais seguro da região Sul do Brasil e isto também se deve aos constantes investimentos em tecnologia. “Esta parceria foi fundamental para que a Secretaria de Segurança Pública pudesse investir mais em tecnologia da informação”, afirmou. O projeto será implementado pela SSP, por meio da Polícia Militar.Já o secretário César Souza Júnior, de  Turismo, Cultura e Esporte, destaca a interação entre o  trabalho de segurança do cidadão catarinense e o turista. “A Capital e outros balneários só serão bons destinos turísticos se forem bons lugares para quem vive neles”, disse durante o lançamento do projeto.
O governador Raimundo Colombo ressaltou a importância do trabalho integrado das diversas áreas da administração esatdual em benefício da população.
Além dos equipamentos, o grande diferencial do projeto é a  aquisição de dois sistemas de captação e transmissão de imagens, que permitirão o reconhecimento facial e o reconhecimento de placas e veículos. Captadas por câmeras especiais, as imagens chegarão em tempo real a uma central de monitoramento e serão confrontadas com o banco de dados. Em caso de pessoas procuradas e/ou veículos roubados, o sistema dispara um alarme e a polícia é acionada.
O sistema será implantado primeiramente na Capital, com a instalação das cãmeras nas cabeceiras das pontes que ligam a ilha ao continente, no aeroporto Hercílio Luz e no Terminal Rita Maria. Duas camionetas também serão dotadas com o sitema de captura de imagem.
Um dos sistemas de captação é responsável pelo reconhecimento facial além dos elementos secundários que compõem a imagem (carro, lugares, roupas, etc). O outro é especialista no reconhecimento de placas. Ambos foram desenvolvidos por empresas americanas, representadas com exclusividade no Brasil por uma empresa sediada em Florianópolis. Santa Catarina é o primerio estado do país a utilizar essa tecnologia.

O projeto Força Tur contempla ainda a aquisição de cem câmeras de vidomonitoramento que serão instaladas em pontos estratégicos de Florianópolis e de outros sete municípios turísticos. Também foram comprados 300 terminais com sistema de consulta on line embarcada a serem instaladas nas viaturas policiais militares em Florianópolis; sete veículos de uso individual movidos por energia elétrica para uso da PM nos aeroportos de Florianópolis e Navegantes, rodoviária de Florianópolis, avenida Atlântica de Balneário Camboriú e Beira Mar Norte de Florianópolis; dez vans equipadas para servirem como bases de Turismo com Segurança móveis; 20 motocicletas; dez quadriciclos para policiamento noturno nas faixas de areia das praias ; e duas camionetas equipadas com sistema de captura deimagens (pessoas e placas de veículos). Também está incluída no projeto Força Tur a transformação de três ônibus doados pela Receita Federal em centros de operação de turismo com segurança móvel, equipados com sala de atendimento ao turista, banheiro, cozinha e refeitório. O projeto deve estar completamente implantado até dezembro deste ano.

Foto: Bruna Andrett/SSP


                               Foto: Bruna Andrett/SSP


Nenhum comentário:

Postar um comentário