segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Homicídios em SC têm queda no comparativo entre o primeiro semestre de 2011 com 2010



Florianópolis - O número  de assassinatos em Santa Catarina caiu 2,81% neste primeiro semestre em relação ao mesmo período de 2010. É o que mostra documento elaborado pelo Núcleo de Geoprocessamento e Estatísticas, da Diretoria de Informação e Inteligência da SSP e entregue hoje (1) ao secretário da Segurança Pública,  César Grubba.
Foram 462 homicídios dolosos registrados em 2010 contra 449 atendidos este ano. A taxa por grupo de 100 mil habitantes é de 7,18%, abaixo, portanto,  do que sugere a ONU para designar uma epidemia de assassinatos. O documento, traz ainda um perfil do autor e vítima, o indice de resolução dos crimes e as 10 cidades com maior incidência deste tipo de delito.

De acordo com o documento, os autores de crime são, de forma exponencial, do sexo masculino, com idade entre 18 e 24 anos, e com antecedentes criminais. Já as vítimas apresentam perfil semelhante  – homens, com idade entre 18 e 24 anos e com antecedentes. Ainda segundo o relatório, o crime de homicídio em Santa Catarina é cometido, expressivamente, por arma de fogo, tendo como motivação a desavença e o tráfico de drogas e acontecem, em sua maioria, em via pública e de forma secundária na residência da vítima.

Os homicídios acontecem principalmente nos finais de semana. Para os pesquisadores, a maior incidência de homicídios nesses dias se explica pelo consumo de drogas  e álcool,  que funcionan como desencadeadores de comportamentos violentos, bem como a presença das vítimas s em suas casas. Os assassinatos acontecem com mais relavância no período compreendido entre 18 horas e meia-noite. 73,11% dos crimes são praticados por uma única pessoa,  e 26,89% envolvendo dois ou mais autores.

O índice de resolutividade é alto.
58,8% dos homicídios tiveram autoria identificada em Santa Catarina. Dentre os casos apurados, têm-se a seguinte forma de apuração:
·         Investigação policial – 76,14%
·         Apresentação espoantênai – 10,98¨%
·         Flagrante no ato do crime – 9,47%
·         Flagrante após o crime – 3,41%


De um universo de 293 muncípios,  em 92 cidades foram registrados homicídios e em 201 não há registro deste crime.  No primeiro semestre de 2011,. em apenas 9 municípios ocorreram homicídios  todos os meses: Araquari, Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville e São José.



Abaixo as 10 cidades com os maiores números de homicídios

Municípios com os maiores números de homicídios: MUNICÍPIO
Nº HOMICÍDIOS
1
FPOLIS
52
2
JOINVILLE
33
3
ITAJAÍ
28
4
SÃO JOSÉ
26
5
CHAPECÓ
25
6
PALHOÇA
20
7
CAMBORIÚ
18
8
BLUMENAU
18
9
CRICIÚMA
13
10
TUBARÃO
10






Em contrapartida, cidades como Lages, Balneário Camboriú,e Navegantes registraram queda no número de assassinatos.
Para o secretário César Grubba, a estatística  de homicídio, hoje, é o principal indicador de criminalidade utilizado no mundo moderno. “Homicídio é um crime que afronta o maior bem jurídico protegido pelo ordenamento pátrio, qual seja, a vida. O somatório de esforços das forças de segurança nos garante a continuidade e o aperfeiçoamento das políticas de prevenção e repressão”, disse Grubba ao analisar o documento. .  

Fpolis, 1º/08/2011
AI/SSP

Nenhum comentário:

Postar um comentário