quarta-feira, 27 de julho de 2011

Capacitação policial é prioridade para o governador Raimundo Colombo


Florianópolis (27/07/2011) - Com a entrega de kits de armamentos e equipamentos e de viaturas para o policiamento ostensivo em fronteiras, o Governo do Estado de Santa Catarina destaca seu propósito de capacitar suas forças policiais, tanto com instrumentos de alta tecnologia, como com treinamento especializado para o efetivo da Polícia Militar. O governador Raimundo Colombo participou da solenidade de entrega dos kits aos futuros aspirantes a oficial, além da formatura de 31 PMs, no 1º estágio de ações de Choque, nesta quarta-feira (27), em Florianópolis.

O governador destacou que é preciso dar cada vez mais condições de trabalho aos policiais e que os atos realizados representam e mostram a preocupação do Governo do Estado em oferecer segurança para a população. “Nós estamos aumentando o número de efetivos, estamos concluindo a formação de uma turma de 465 policiais, e já está entrando uma nova de mais 465, nossa capacidade máxima de formar oficiais por semestre. E estamos criando um componente novo: em cada uma das sete regiões policiais militares serão mais 80 policiais em cada, totalizando 560. Então vamos colocar à disposição da sociedade 1,5 mil policiais em um tempo muito curto, porque é uma necessidade real”, informou. Colombo salientou ainda que estão sendo feitos uma série de trabalhos internos de inovação tecnológica, citando as novas câmeras de segurança.

O secretário de Segurança Pública, César Augusto Grubba, disse que o objetivo é proporcionar ao policial militar condições de estar melhor capacitado ao serviço policial operacional, quer pela familiarização, conhecimento, domínio do funcionamento, confiança e disponibilidade.

Os 41 kits entregues aos futuros aspirantes consistem em arma de porte, colete de proteção balística nível 2, algema de aço, cinto de guarnição completo, espargidor de agente pimenta e tonfa. Esta é uma estratégia do Comando Geral da Polícia Militar, que tem como objetivo proporcionar aos policiais militares melhores condições para exercer o serviço policial operacional. Cada kit está estimado no valor de R$ 3.650,00, que somam um investimento total de R$ 149.650,00 por parte do Governo do Estado.

Para o comandante-geral da PMSC, coronel Nazareno Marcineiro, os três eventos marcam uma nova era para a Polícia Militar. “As viaturas ajudarão no patrulhamento das fronteiras, e acreditamos que isso facilitará o serviço na região, os kits distribuídos adotam uma nova modalidade, o equipamento será de posse do policial durante o tempo em que estiver na ativa”, concluiu.

A solenidade também celebrou a formatura do grupamento especial de policiamento de choque. O 1º estágio de operações de policiamento de choque foi formatado com exclusividade para os policiais militares que integram o grupamento especial de choque. O Comando Geral da PMSC, com apoio da Secretaria de Estado da Segurança Pública, viabilizou a alocação de recursos materiais e humanos com o intuito de estruturar e capacitar esta modalidade de policiamento.

De acordo com Marcineiro, estes policiais estarão preparados para desempenhar controle de distúrbios civis, policiamento em grandes eventos e praças desportivas, intervenção em estabelecimentos prisionais e policiamento em áreas conflituosas. Durante o estágio, os 31 alunos matriculados receberam, ao longo de quatro semanas, instruções práticas e teóricas.

Para complementar o policiamento especializado em fronteiras, foi realizado o ato de entrega, por parte da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), de sete viaturas camionetas caracterizadas, uma viatura microônibus, 27 capacetes balísticos e pistolas taser. Este policiamento foi desenvolvido para combater os crimes característicos das fronteiras, como o contrabando de armas e munições, narcotráfico, exploração de madeira, tráfico de pessoas, furto e roubo, especialmente de veículos.

Com este projeto, o Ministério da Justiça visa fortalecer as polícias dos estados que fazem divisa com outros países, criando grupos especializados para atuarem de forma preventiva e repressiva nos limites desses estados.

Foto: Maira Monteiro/SSP

Foto: Maira Monteiro/SSP
 




Nenhum comentário:

Postar um comentário