quinta-feira, 30 de junho de 2011

SC receberá mais sete viaturas para policiar as fronteiras

Florianópolis (30/06/2011)    O secretário da Segurança Pública, César Grubba, participou na manhã de hoje (30), em Brasília, da  primeira reunião ordinária sobre o Plano Estratégico de Fronteiras, lançado em 8 de junho último pela presidenta Dilma Roussef. O  encontro contou com a presença dos secretários de Segurança Pública dos onze estados fronteiriços.

Durante a cerimônia a Secretaria Nacional de Segurança Pública – Senasp – autorizou a liberação de 48 viaturas, 526 capacetes e 110 pistolas tasers.para as secretarias estaduais. Santa Catarina receberá mais sete  caminhonetes modelo Ford Ranger para policiamento em áreas fronteiriças. O Estado já havia recebido seis viaturas que foram distribuídas para as polícias Militar e Civil. A entrega de viatuars e equipamentos é a primeira de uma série que visa melhorar a estrutura para as ações na fronteira.
Na reunião, que teve a presença do ministro José Eduardo Cardozo,  os representantes dos estados assinaram a adesão ao Plano Estratégico de Fronteiras, e definiram as diretrizes gerais para a elaboração da Estratégia Nacional de Fronteiras.
O Plano Estratégico de Fronteiras tem como foco principal o combate ao tráfico de armas e drogas, crimes fiscal, financeiro, ambiental e homicídios, especialmente em 34 pontos identificados como vulneráveis nas regiões de fronteira brasileira. Ao todo, o Brasil possui 27% de seu território em zona fronteiriça, o que corresponde a 16.886 quilômetros de extensão, distribuídos por 11 estados e 710 municípios.
As autoridades de segurança federais e estaduais discutiram, também,  os potenciais riscos e ações de inteligência e de fiscalização da Operação Sentinela, coordenada pelo Ministério da Justiça, para intensificar o patrulhamento nos pontos vulneráveis da fronteira nacional. Também foram analisadas propostas- de modernização tecnológica e de integração com estados e municípios.

Fpolis, 30/06/2011
AI – SSP                                                       Assessoria de Imprensa/SSP


Fotos: Isaac Amorim/MJ

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário