quarta-feira, 8 de junho de 2011

Grubba participa, em Brasília, do lançamento do Plano Estratégico de Fronteiras



Secretário César Grubba participou na manhã de hoje (8), no Palácio do Planalto, em Brasília, do lançamento do Plano Estratégico de Fronteiras, programa que pretende reforçar o policiamento em áreas fronteiriças do país. A presidenta Dilma Rousseff e seu vice Michel Temer prestigiam a solenidade,.

Em seu discurso, a presidenta ressaltou que o plano para as fronteiras brasileiras integra sua política nacional de segurança pública, compromisso de campanha “intrínseco ao compromisso com o crescimento econômico do país, com o combate e controle da inflação, com um país sem miséria, com um país que aposta na ciência e tecnologia, e com um país que tem na segurança pública um dos seus eixos fundamentais”.

Dilma Rousseff lembrou que até pouco tempo o país não contava com dispositivos legais que garantiam a política de proteção das fronteiras e que apenas em 2004 tais dispositivos começaram a ser formatados, sendo lançados em 2010. Agora, segundo ela, a partir da mudança na legislação será possível às Forças Armadas imprimirem “uma ação muito mais efetiva na região das fronteiras” e atuar com “ação de polícia”.

Com início imediato, o trabalho, a ser coordenado pelo vice-presidente da República, Michel Temer, terá como foco principal o combate ao tráfico de armas e drogas, crimes fiscal, financeiro, ambiental e homicídios, especialmente em 34 pontos identificados como vulneráveis nas regiões de fronteira brasileira. Ao todo, o Brasil possui 27% de seu território em zona fronteiriça, o que corresponde a 16.886 quilômetros de extensão, distribuídos por 11 estados e 710 municípios.
Para o secretário Cèsar Grubba, o plano prevê o aumento da Polícia Federal na região de fronteira, o reforço na defesa da Força Nacional – são policiais estaduais requisitados para trabalhar em fronteiras – e também uma atuação mais efetiva do Exército.Grubba manifestou apoio ao projeto.

À tarde, o secretário participou da reunião com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo e os secretários da Segurança Pública de todo o país que serviu para definir uma série de ações nesta primeira etapa do plano.

Fpolis, 08/06/2011
AI – SSP Assessoria de Imprensa/SSP


Foto: Divulgação/SSP


Nenhum comentário:

Postar um comentário