segunda-feira, 23 de maio de 2011

Secretário César Grubba cumpre agenda de trabalho em São Paulo para conhecer ações bem sucedidas na área da Segurança Pública


Florianópolis - O secretário da Segurança Pública, César Grubba, cumpre agenda de trabalho, em São Paulo, a partir de terça-feira, 24, quando terá audiência com o secretário da Segurança Pública paulista, Antônio Ferreira Pinto. Além da troca de experiências, a viagem tem como objetivo conhecer o sistema de rádio comunicação digital implantado em São Paulo e que permite convergir em apenas um canal de comunicação dados, voz e imagem. O sistema é inédito no país e a ideia é instalar um projeto piloto em Santa Catarina. A audiência está marcada para às 15 horas.

A radiocomunicação digital permite a intercomunicação das polícias Militar, Civil e da área da perícia criminal – por meio da integração de redes específicas, visando realizar operações conjuntas. O compartilhamento de dados só é possível por meio do sistema digitalizado e visa obter melhores resultados no atendimento à população. Os resultados são mais segurança e agilidade no trabalho dos policiais.

No biênio 2007-2008, São Paulo investiu R$ 67,4 milhões na compra de equipamentos e em serviços de infraestrutura para instalações do sistema, cujo início de implantação ocorreu em 2003.
Para o secretário César Grubba, o sistema de rádio comunicação digital “é o que existe de mais moderno no país. E queremos conhecer melhor esta ferramenta para podermos definir a possível instalação de um projeto piloto aqui em Santa Catarina”.

Estatísticas criminais - São Paulo começou o ano com uma taxa de homicídios dolosos (com intenção de matar) dentro do patamar considerado não epidêmico pela Organização Mundial de Saúde (OMS). No primeiro trimestre deste ano, o número de homicídios dolosos diminuiu 18,95%, sendo registrados 9,52 casos por 100 mil habitantes. O Estado é pioneiro na divulgação mensal dos dados estatísticos por Estado, área, município e unidade policial. Os índices também são divulgados trimestralmente. Conteúdo ajuda a monitorar a evolução das tendências criminais e o planejamento do Estado e das polícias.
Na audiência com o secretário paulista, ,Grubba quer conhecer detalhes de projetos bem sucedidos na área da Segurança Pública como, por exemplo, o programa de prevenção e repressão de roubos a condomínios, sistemas de inteligência para mapeamento do crime nas cidades e integração entre Polícia Militar e população na redução de indicadores de criminalidade.
Na quarta-feira, 25, Grubba visitará o Copom (Centro de Operações Policiais Militares) da PM e o Centro de Suprimento e Manutenção de Telecomunicações da PM paulista. 
O Secretário Grubba viaja acompanhado do Secretário Executivo da Casa Militar, Coronel PM José Wolny de Souza. Deve juntar-se à comitiva, no dia 25, o Presidente do CIASC, João Rufino de Sales.
 

Fpolis, 23/05/2011
AI/SSP


Foto: Bruna Andrett/SSP



Nenhum comentário:

Postar um comentário