sexta-feira, 27 de maio de 2011

Secretário César Grubba conhece sistema de radiocomunicação digital e confirma interesse em implantar projeto-piloto em Santa Catarina

Florianópolis (27/05/2011) – Secretário da Segurança Pública, César Grubba, cumpriu agenda de trabalho esta semana, em São Paulo, e conheceu na prática o novo modelo tecnológico de radiocomunicação digital. O projeto é pioneiro no país e Santa Catarina deverá promover, em breve, uma completa reengenharia nos sistemas de radiocomunicação em Segurança Pública. “O estado da arte em radiocomunicação hoje, no mundo, é a tecnologia digital, implantada com sucesso nas polícias de países de primeiro mundo. E queremos implantar este modelo aqui no Estado”, destacou o secretário.

Para Grubba, a tecnologia digital no sistema de radiocomunicação oferece uma série de benefícios na área da segurança, e está focada em quatro conceitos chaves - convergência, confidencialidade, cobertura e gestão.

Com relação a custos, o secretário entende que a adoção de uma tecnologia deste porte exigirá um grande aporte financeiro e forte investimento pelo Estado, o que pode ser obtido com parcerias no setor privado e apoio técnico-operacional do CIASC, que é o órgão de política de tecnologia em nosso Estado.
- Não é algo que se possa implementar de uma hora para outra. Porém, o que queremos é estabelecer os nossos objetivos estratégicos nesta área, delinear um planejamento de médio e longo prazo, e evoluir na sua implementação de forma gradual (como fez São Paulo), partindo de ações em projetos pilotos em cidades de regiões metropolitanas, e ao mesmo tempo, manter concomitantes nossos sistemas atuais, a fim de não incorrer em prejuízo às operações dos órgãos policiais, disse Grubba.

Em linhas gerais, a função convergência oferece às corporações policiais a possibilidade efetiva de trafegar voz, dados e imagem, transformando o rádio em uma imensa plataforma multimídia para o trabalho policial. A função confidencialidade é uma das mais essenciais ao trabalho policial, pois permite total segurança nas transmissões, com recursos de criptografia em alto nível, o que significa dizer privacidade total às comunicações.

No aspecto cobertura, a tecnologia digital permite saltos de abrangência e a superação de obstáculos naturais e físicos, viabilizando qualidade de sinal mesmo em áreas de morros, vales, prédios, grandes distâncias, etc Já no aspecto gestão, a tecnologia permite recursos admiráveis, garantindo aos setores de comando-controle das polícias georreferenciar todos os equipamentos em uso, desabilitar os que forem extraviados, monitorar e acompanhar policiais isolados e viaturas por meio de GPS.

Durante a estada em São Paulo o secretário foi recebido em audiência pelo titular da SSP paulista, Antônio Ferreira Pinto, visitou a exposição de equipamentos de segurança, no pavilhão do Anhembi, reuniu-se com o Comando Geral da Polícia Militar e conheceu as instalações o Copom de São Paulo.

Fpolis, 27/05/2011
AI/SSP Assessoria de Imprensa/SSP


Divulgação/SSP


Divulgação/SSP


Divulgação/SSP


Nenhum comentário:

Postar um comentário