quinta-feira, 5 de maio de 2011

Polícia Militar comemora 176 anos de serviços para as pessoas


O governador Raimundo Colombo e o vice, Eduardo Pinho Moreira, acompanhados do secretário da Segurança Pública, César Grubba, e o comandante Geral da Polícia Militar, Cel PM Nazareno Marcineiro, participaram nesta quinta-feira (5), em Florianópolis, das comemorações alusivas aos 176 anos de criação da Polícia Militar de Santa Catarina. Por seus serviços e o apoio à corporação, o governador foi homenageado com a comenda Barriga Verde da Polícia Militar, honraria dada a pessoas ou instituições que contribuem para o engrandecimento da instituição. O secretário Grubba foi condecorado com a medalha “Amigo da Polícia Militar”.

Raimundo Colombo destacou a importância da corporação e seu papel na sociedade. “Temos uma manifestação de apreço pela Polícia Militar, que tem se sobressaído no combate à criminalidade. Ela é hoje referência no Brasil e por isso merece nosso respeito e reconhecimento. É a honrosa missão de servir as pessoas, abrindo mão de sua própria segurança”, disse.

Durante a solenidade, foi assinado um protocolo entre a Secretaria da Segurança Pública e a Província de Missiones para firmar uma parceria já existente nas ações e operações de segurança na fronteira entre o Brasil e Argentina, nos estados de Santa Catarina e Missiones. De acordo com o secretário Cesar Grubba o acordo também estabelece uma interface entre as partes, buscando identificar os principais focos de criminalidade e violência, propondo conjuntamente soluções entre as instituições e governos, respeitando a legislação dos países e tratados internacionais.

Ainda dentro das comemorações, aconteceram os atos de promoção de 48 oficiais e 195 praças a novos postos e graduações. Dessas 243 promoções, destaque para as que conduziram ao posto de coronel os tenentes-coronéis Rogério Martins, Turíbio Skonieczny, João Henrique Silva, Eduardo Mendes Vieira, César Luiz Dalri, Álvaro Luiz Alves e Walmir Moreira Francisco. O soldado Daniel Silva de Souza foi promovido por ato de bravura. Foram entregues ainda, 70 motocicletas e 70 capacetes para o patrulhamento, adquirido, em processo licitatório, com recursos da ordem de R$ 1.397.200,00 da Secretaria Nacional de Segurança Pública, a Senasp.

Polícia Militar de SC - Foi criada por Feliciano Nunes Pires, então presidente da Província de Santa Catarina, através da Lei Provincial nº 12, de 5 de Maio de 1835. A “Força Policial”, denominação que conferida na época, substituiu os Corpos de Guardas Municipais Voluntários, com a missão de manter a ordem e a tranquilidade públicas e atender às requisições de autoridades judiciárias e policiais.

Hoje, a Polícia Militar está presente diuturnamente nos 293 municípios do Estado prestando os mais variados serviços de segurança pública à comunidade barriga verde. 

Comandante Geral da Polícia Militar, Cel PM Nazareno Marcineiro,secretário César Grubba, governador Raimundo Colombo e o vice, Eduardo Pinho Moreira. Foto: Bruna Andrett/SSP

Nenhum comentário:

Postar um comentário