terça-feira, 12 de abril de 2011

SSP forma 202 Policiais Civis para reforçar investigação policial

Florianópolis – A Secretaria da Segurança Pública e Defesa do Cidadão, por intermédio da Polícia Civil de Santa Catarina, realiza na próxima segunda-feira, 18, a solendiade de formatura de 202 poliiais civis que concluiram o curso de formação 2010/2011 oferecido pela Academia da Polícia Civil – Acadepol. A cerimônia acontece no Teatro Pedro Ivo Campos, a partir das 19h30, com a presença do goevrnador Raimundo Colombo e autoridades.
Essa é a terceira turma chamada do concurso realizado em 2008. Ao todo, 807 Policiais Civis entraram na Instituição por meio dessa seleção, nos últimos 2,5 anos. Estarão se formando na próxima segunda-feira 106 Agentes de Polícia Civil, 28 Escrivães de Polícia Civil e 68 Delegados de Polícia Civil.
Criada em 13 de maio de 1967, a Polícia Civil de Santa Catarina foi considerada pela Polícia Federal, no ano passado, como uma das melhores do Brasil. Essa qualificação, em grande parte, tem seu respaldo na formação que os Policiais Civis recebem ao entrar na Academia, passando por um curso de cinco meses, e na posterior capacitação continuada que lhes é oferecida.
Durante o curso de formação, composto por cerca de 1.000h/aulas, os alunos têm disciplinas de Direito Penal, Processo Penal, Técnicas Operacionais, Tiro Defensivo, Defesa Pessoal, Investigação Policial, Criminologia, Direção Tática Defensiva, Psicologia, entre tantas outras pertinentes à profissão que irão exercer.
Para ministrar as aulas, a Instituição possui um corpo docente qualificado com títulos e com experiência de rua na área. Além da equipe de professores, a Acadepol oferece uma estrutura física de 109.000 m2, dos quais, mais de 8.500m2 de área construída, entre estande de tiro, nove salas de aula, três laboratórios de informática - onde os alunos aprendem a operar o Sistema Integrado de Segurança Pública (SISP) - ginásio de esporte, sala de defesa pessoal, cyber café, um estande de tiro, um espaço aberto, incluindo uma casa para treinamento de técnicas operacionais.
A Acadepol ainda oportuniza 20 cursos de formação profissional, que, só em 2009, formou 1360 servidores na área de Segurança Pública em cursos de aperfeiçoamento. Entre os cursos se destacam os de capacitação de Segurança de dignatários, capacitação contra fraudes na identificação veicular, capacitação de interceptação de comunicações ambientais, telefônicas e de dados, cursos itinerantes de atualização de pistola e revólver, capacitação para uso de armas não letais e capacitação de piloto de aeronave Policial – Helicóptero.
A Polícia Civil ainda conta com o apoio do Serviço Aeropolicial Civil (SAER), que dá apoio às investigações da Polícia Civil no combate à criminalidade e também auxilia nos resgates emergenciais.
Outros concursos
No final do mês de março, terminaram as provas do novo concurso da Polícia Civil, cujas inscrições foram abertas em 2010 e as etapas concluidas no início deste ano. Serão mais 602 Policiais Civis, que irãi ingressar na Instituição nos próximos quatro anos, nas carreiras de Agente, Escrivão e Psicólogo da Polícia Civil, obedecendo a um planejamento estratégico proposto pela SSP.

Policiais civis em treinamento na Acadepol (Foto: AI/PC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário