terça-feira, 19 de abril de 2011

Governo do Estado reforça segurança com 202 novos policiais civis

Florianópolis - Para combater a criminalidade e oferecer segurança para a população, foi realizada, nesta segunda-feira (18), a solenidade de formatura dos novos policiais civis de Santa Catarina. Depois de mais de cinco meses de preparação, os 202 policiais formados pela Academia da Polícia Civil (Acadepol), em Florianópolis, comemoraram o encerramento do curso. O governador Raimundo Colombo, que tem reafirmado o compromisso com a segurança pública como sendo uma das prioridades do atual governo, compareceu ao evento e deu as boas-vindas aos novos profissionais.

Essa é a terceira turma chamada do concurso realizado em 2008. Ao todo, 807 policiais civis entraram na Instituição por meio dessa seleção, nos últimos 2,5 anos. Concluíram o curso 106 agentes, 28 escrivães e 68 delegados de Polícia Civil. Os policiais serão lotados nas comarcas onde fizeram a inscrição para o concurso. “Todos estão aqui pelo empenho, batalharam muito para conquistar este lugar e esperamos que cada um cumpra o seu papel de servir à comunidade, com um trabalho sério e com base na integração”, afirmou o governador.

O secretário da Segurança Pública e Defesa do Cidadão, César Augusto Grubba, salientou que os novos policiais vão trabalhar em prol da população, em uma polícia que possui alicerces fortes de qualidade, eficiência e seriedade. "Esses profissionais estão qualificados para enfrentar o crime em Santa Catarina. Estamos entregando um time de operadores de ponta, transpirando motivação e talento. Gente para fazer a diferença", afirmou.

De acordo com o delegado-geral da Polícia Civil, Aldo Pinheiro D´Ávila, durante cinco meses os novos policiais vivenciaram o dia a dia da atividade policial na prática, com todas as dificuldades. "Essas aulas ajudam a diminuir os erros e fazem com que esses novos profissionais cheguem às delegacias ainda mais preparados para o trabalho”, explicou, ressaltando que o importante é atender bem o cidadão e respeitar os policiais mais  experientes.

Acadepol - Durante o curso de formação, composto por cerca de 1.000h/aulas, os alunos têm disciplinas de Direito Penal, Processo Penal, Técnicas Operacionais, Tiro Defensivo, Defesa Pessoal, Investigação Policial, Criminologia, Direção Tática Defensiva, Psicologia, entre tantas outras pertinentes à profissão que irão exercer.

Para ministrar as aulas, a Instituição possui um corpo docente qualificado com títulos e com experiência de rua na área. Além da equipe de professores, a Acadepol oferece uma estrutura física de 109.000 m2, dos quais mais de 8.500m2 de área construída, entre estande de tiro, nove salas de aula, três laboratórios de informática - onde os alunos aprendem a operar o Sistema Integrado de Segurança Pública (SISP) - ginásio de esporte, sala de defesa pessoal, cyber café, um estande de tiro, um espaço aberto, incluindo uma casa para treinamento de técnicas operacionais.

A Acadepol ainda oportuniza 20 cursos de formação profissional que, só em 2009, formou 1.360 servidores na área de Segurança Pública em cursos de aperfeiçoamento. Entre os cursos se destacam os de capacitação de segurança de dignatários, capacitação contra fraudes na identificação veicular, capacitação de interceptação de comunicações ambientais, telefônicas e de dados, cursos itinerantes de atualização de pistola e revólver, capacitação para uso de armas não letais e capacitação de piloto de aeronave policial – helicóptero.

Concursos - No final do mês de março, terminaram as provas do novo concurso da Polícia Civil, cujas inscrições foram abertas em 2010 e as etapas concluídas no início deste ano. Serão mais 613 policiais civis, que irão ingressar na Instituição nos próximos quatro anos, nas carreiras de agente, escrivão e psicólogo da Polícia Civil, obedecendo a um planejamento estratégico proposto pela SSP.

Prestigiaram a solenidade o diretor-geral da Acadepol, José Airton Stang, secretário-executivo de Justiça e Cidadania, coronel PM João Luiz Botelho; representantes da Assembleia Legislativa; Ministério Público, diretores e gerentes da Polícia Civil e SSP, autoridades do Rio Grande do Sul e da Província de Misiones na Argentina, Forças Armadas e familiares dos formandos.


Secretario Grubba dá as boas vindas aos policiais civis


Nenhum comentário:

Postar um comentário